Como Conectar-se ao terminal SIP Polycom com o Servidor TrueConf

Temos dado suporte a integração do servidor TrueConf com PBX e terminais de videoconferência de terceiros via protocolo SIP há muito tempo. O gateway SIP não só permite fazer chamadas de vídeo 1-a-1, mas também a participar de vídeoconferências em grupo.
Hoje falaremos sobre como ligar o usuário do servidor TrueConf ao usuário do terminal Polycom.

O Que Você Precisa?

Para chamar o cliente Polycom, o assinante do servidor TrueConf deve fazer o seguinte:

  • Compre uma licença de servidor TrueConf com suporte para o gateway SIP interno. Você pode escolher entre versões para 5 ou 10 conexões. O custo de tais licenças pode ser calculado aqui. Tenha em mente que ao comprar um gateway os requisitos de sistema do servidor aumentam.
  • Certifique-se que o terminal Polycom, com o qual você deseja entrar em contato no modo de vídeoconferência suporta o protocolo SIP e está na mesma rede que seu aplicativo cliente.

Então, agora vamos tentar a chamada a partir do terminal Polycom para o servidor TrueConf e vice-versa, bem como convidar um grupo de usuários em uma conferência no dispositivo SIP ou no servidor TrueConf.

Como fazer uma chamada a partir do terminal Polycom ao servidor TrueConf?

Para chamar o servidor TrueConf, um usuário do terminal de Polycom deve usar a seguinte combinação: User@IP , onde ‘usuário’ é o nome do usuário no servidor TrueConf (ou seja, TrueConf ID) e ‘IP’ é o endereço IP do servidor TrueConf.

call plycom

Para iniciar uma chamada de vídeo pressione o botão de Chamada. O usuário TrueConf receberá um convite:
Aceitar chamada de
Após aceitar um convite, a conferência terá início:

Como fazer uma chamada do servidor TrueConf para o terminal Polycom?

Para chamar um terminal Polycom, o usuário TrueConf deve digitar as informações necessárias no seu Catálogo de Endereços usando a interface de aplicações de cliente ou de Servidor na página de configuração.
O nome de usuário deve ter o seguinte formato: #sip:@IP, onde ” IP ” é o endereço da Polycom terminal:

Em seguida, introduza o Livro de Endereços da inscrição de clientes TrueConf e chame a um assinante SIP:

O usuário Polycom receberá esse aviso:

Nota: Se você especificar o endereço do servidor Proxy SIP padrão nas configurações de servidor TrueConf e, em seguida, chamar um usuário Polycom você só terá que inserir a seguinte combinação: #sip: Polycom sem endereço IP do servidor onde ‘Polycom’ é o nome do terminal na rede:

Como o usuário TrueConf pode convidar usuário Polycom para uma conferência em grupo?

Isso pode ser feito de duas maneiras:
1. pelo administrador do servidor a partir da ferramenta de gerenciamento da Web. O Admin agenda uma vídeoconferência e adiciona o usuário Polycom a lista de participantes.
2. por usuário do catálogo de endereços do aplicativo cliente Cliente TrueConf.
O servidor TrueConf permite agendar uma conferência em grupo antecipadamente. O administrador cria um evento onde ele indica a data e hora de uma conferência, cria a lista de participantes de todos os assinantes, incluindo os usuários SIP, o endereço o qual já está no catálogo de endereços (como mencionado anteriormente para chamadas de vídeo), ou introduzidos em uma lista de convite por ID. Uma vez que uma conferência está agendada, todos os participantes, incluindo os assinantes SIP eceberão um convite via e-mail:

Se você quer convidar usuários do aplicativo cliente TrueConf, você deve ir para criar um guia de vídeoconferência em grupo, adicionar os usuários Polycom à lista de participantes e clique no botão Iniciar:

Depois disso, todos os participantes receberão um convite para a conferência:

Se a conferência de grupo é realizada no servidor SIP, você deve adicionar o usuário como TrueConf_ID@IP , onde ‘IP’ é o endereço de gateway do servidor TrueConf, que você pode começar a partir do administrador.
Aqui é como uma conferência em grupo irá se parecer na Polycom: