Por que o SIP é melhor do que o H.323?

voip

O H.323 ocupava uma posição de liderança no mercado de videoconferências durante muito tempo. Mas últimas estatísticas de mercado mostram que o SIP se torna cada vez mais popular e já é suportado por muitos dos principais fabricantes, incluindo soluções da Polycom e Cisco.

Agora, vamos considerar as características do SIP e suas diferenças em relação ao H.323 na implantação de software de videoconferência.

Vamos tentar responder a pergunta principal – “Que tipo de protocolo é mais promissor para a organização de videoconferência através da Internet?

O H.323 é recomendado pela ITU Setor de Normatização das Telecomunicações (ITU-T), que define um conjunto de normas para a transmissão de pacotes de dados multimídia através de redes. Este diretrizes estabelecem o funcionamento dos terminais de usuários em redes com recurso compartilhado sem a garantia da qualidade do serviço (QoS).

O padrão H.323 não precisa necessariamente o uso do protocolo IP, mas a maior parte de implementações são baseadas neste protocolo.

O TrueConf 4.3.0 suporta o protocolo H.323 apenas na versão beta que funcione de forma confiável com alguns terminais da Polycom. Nós gostaríamos de tornar o nosso produto ainda melhor. Para fazer isso, pedimos-lhe para participar dos testes do gateway H.323 em seu equipamento e fornecer-nos com o seu feedback sobre a compatibilidade com o seu terminal H.323. Você pode fazê-lo por meio do nosso servidor gratuito TrueConf Server Free. Por favor, utilize o nosso formulário de sistema de bilhetagem e baixe o nosso servidor gratuito.

O SIP (Session Initiation Protocol) é um protocolo de transferência, que descreve um método para estabelecer e terminar uma sessão online de usuário, incluindo a troca de conteúdo multimídia (vídeo e áudio conferências, mensagens instantâneas, jogos online). Este protocolo foi desenvolvido e padronizado pela Internet Engineering Task Force (IETF) e pelo Grupo de Trabalho da IETF MMUSIC em RFC 3261.

Junto com o H.323, o SIP refere-se a Voice over Internet Protocol (VoIP). Recentemente, a telefonia IP H.323 tem sido cada vez mais substituída pelo protocolo SIP.

De acordo com o relatório da www.infonetics.com, o mercado de serviços de VoIP global, incluindo os serviços de VoIP residencial e empresarial, ganhou $ 63 bilhões de dólares em 2012, que é 9% maior do que em 2011.

Como foi previsto pela Infonetics, o mercado de VoIP vai subir para 82,7 milhões de dólares americanos em 2017.

Entroncamento SIP

Comparação do H.323 com o SIP.

Ambos SIP e H.323 são bastante antiquados. SIP e H.323 foram ambos iniciados em 1996. O último RFC 3261 para SIP aprovado em 2002, H.323v6 foi aprovado em 2006. Embora, o SIP ainda recebe novos RFCs que aumentam a sua funcionalidade. Por exemplo, SIMPLE e DualVideo.

O H.323 funciona no bitfields que, em condições de implantação ideais (não online) salva o tráfego de rede em relação ao SIP. No entanto, em condições modernas na rápida disseminação da Internet banda larga, esta vantagem não parece tão importante.

SIP é um protocolo de camada de aplicação do modelo OSI.

Os princípios subjacentes do protocolo SIP:

O SIP é um protocolo de leitura humana, por isso o SIP é mais simples do que é o H.323 no desenvolvimento e suporte de software. As informações do Google Trends também confirmam a popularidade deste protocolo.

SIP e H.323 a comparação do Google Trends

O SIP pode substituir completamente o H. 323?

Sim, e ainda mais do que isso! Cada ramal do H.323 tem uma extensão SIP para lidar com eles. O Protocolo de Iniciação de Sessão é mais flexível (por exemplo, na adição de um novo campo, se alguém não entende isso, será simplesmente ignorado). Principais soluções de hardware suportam ambos.

Basicamente, o H.323 e o SIP são funcionalmente equivalentes, no desenvolvimento de soluções de videoconferência.

No entanto, a transição para o SIP não é uma panacéia para os problemas de incompatibilidade entre soluções de produtores diferentes (durante correções funcionais). Esse problema é inerente a qualquer protocolo no mercado de videoconferência, incluindo o H.323.

Os fabricantes não estão muito interessados ??na compatibilidade de suas extensões. Eles não podem ser completamente incompatíveis, mas tentam limitar a compatibilidade ao máximo. Um bom exemplo é o Microsoft Lync: As conexões SIP estão limitadas a CIF com muito mais altas possibilidades teóricas.

Um dos pontos mais importantes é garantir a segurança dos dados transmitidos. Uma das seções do RFC 3261 é dedicada às preocupações da segurança SIP. O sinal de tráfego de criptografia via TLS é possível na camada de transporte. Além disso, o padrão SIPS inclui acordos adicionais sobre a transferência segura de dados através do SIP. Para conteúdo multimídia é utilizado o protocolo de criptografia SRTP.

Vamos a resumir:

Devido a uma implementação mais simples, em comparação com o H.323, a comunicação do SIP tornou-se um serviço de VoIP popular, fornecido por muitos prestadores de serviços de telefonia via Internet. Ele conecta uma central telefônica (PABX) à rede telefônica pública comutada (PSTN) através da Internet.